Mr Tututi é uma iniciativa inovadora desenvolvida com o objetivo de democratizar o ensino de programação para crianças a partir de 7 anos de idade. Utilizando a plataforma Scratch, desenvolvida pelo MIT especificamente para introduzir jovens ao mundo da codificação de maneira interativa e divertida, o projeto visa fornecer uma base sólida em conceitos fundamentais de programação. Através de vídeos didáticos gravados por Elemar Jr, as crianças podem aprender os primeiros passos em programação, mesmo na ausência de um instrutor presencial. Este projeto nasceu do desejo pessoal de Elemar Jr de ensinar programação ao seu filho Otávio, expandindo-se para um desejo maior de compartilhar esse conhecimento com outras crianças através de um canal no YouTube e um site lúdico dedicado.
Não são necessários conhecimentos prévios específicos por parte das crianças para se iniciar no Mr Tututi. O programa é projetado para ser o primeiro contato das crianças com a programação. Contudo, é benéfico que elas tenham habilidades básicas de navegação na internet e uso de computador para facilitar o acesso aos recursos oferecidos pelo projeto.
Para a execução eficaz do Mr Tututi, são necessárias competências em áreas como:
Do lado do cliente (neste caso, as crianças e seus responsáveis), é necessário disponibilizar um dispositivo com acesso à internet para que as crianças possam assistir aos vídeos e praticar no Scratch.
A duração do projeto pode variar, mas a fase inicial de lançamento dos vídeos e do site pode levar alguns meses, dependendo da capacidade de produção de conteúdo e desenvolvimento do site.
A gestão do projeto Mr Tututi será realizada por Elemar Jr, com o suporte de uma equipe pequena, se necessário, para o desenvolvimento do site e produção de conteúdo. Reuniões periódicas para revisão do conteúdo e estratégias baseadas no feedback dos usuários ajudarão a garantir que o projeto permaneça alinhado com seus objetivos educacionais.
O projeto Mr Tututi visa fornecer um caminho lúdico e educativo para introduzir crianças ao mundo da programação. Ao final de cada série de vídeos, espera-se que as crianças tenham adquirido não apenas conhecimentos básicos de programação, mas também um interesse continuado na área. O sucesso do projeto pode levar à expansão do currículo para incluir linguagens de programação mais avançadas ou conceitos de ciência da computação, sempre mantendo a abordagem lúdica e acessível.
17-03-2024